Projeto obriga realização de exames de mamografia no prazo máximo de um mês

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
Dois projetos voltados para a saúde da mulher foram apresentados pela vereadora Maysa Leão, do Cidadania, e devem fazer a diferença para o diagnóstico precoce e tratamento de doenças, como o câncer, na Capital.

 

A primeira proposta da parlamentar, cria o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher.

 

O programa institui a obrigação de garantir a realização de exames de mamografia em pacientes com suspeita de câncer no prazo máximo de 30 dias a partir da solicitação médica, para que assegure a prevenção, detecção, tratamento do câncer de mama, no âmbito da rede municipal de saúde pública e do SUS, Sistema Único de Saúde.

 

Além disso, também fica estabelecido que as mulheres com suspeita de neoplasia terão prioridade absoluta no atendimento junto aos médicos ginecologistas credenciados na rede municipal de saúde, devendo o encaminhamento do clínico geral para a especialidade ser contemplado em no máximo 10 dias.

 

“O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e a identificação precoce da doença é fundamental. Quanto mais cedo um tumor é detectado e o tratamento é iniciado, maior a probabilidade de cura”, justifica a vereadora.

 

Outro projeto de Maysa obriga o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher a disponibilizar o resultado do exame citopatológico do colo do útero no prazo máximo de 30 dias a partir da coleta, para garantir o tratamento precoce do câncer de colo do útero.

 

A vereadora Maysa Leão pediu ainda ajuda dos colegas na aprovação dos projetos e também na busca de outros benefícios para os pacientes com câncer.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.