Projeto Independência Indígena: Índios Xavantes começam colheita de arroz em Sangradouro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:
A comunidade indígena Xavante do Sangradouro deu início à colheita do arroz plantado no final do ano passado.

A ação aconteceu pelo projeto Independência Indígena, em parceria com o Governo de Mato Grosso. A comunidade abrange os municípios de Primavera do Leste, Poxoréu, General Carneiro e Novo São Joaquim

O pontapé foi dado na sexta-feira, em ato simbólico que contou com a presença de diversas autoridades políticas e de 57 caciques das aldeias que serão beneficiadas com a ação.

Além do Governo, o Independência Indígena também tem como parceiros o Sindicato Rural de Primavera do Leste e a Funai, Fundação Nacional do Índio.

Neste primeiro momento, a produção será voltada à subsistência da comunidade, mas a expectativa é de que em breve o plantio seja comercializado, garantindo autonomia financeira ao povo Xavante, que é considerado o mais carente do Estado.

O projeto foi lançado em 2019 e prevê a disponibilização de ferramentas para que os índios produzam alimentos para subsistência e, posteriormente, para a comercialização.

O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, disse que o Governo do Estado traz um novo conceito, de levar para os indígenas as condições para que eles possam produzir e possam viver da sua terra, sem a dependência das ações assistencialistas do poder público.

“É uma realidade que traz dignidade”, completou Silvano.

Ao todo, mais de três mil xavantes vão ser beneficiados com o projeto. A área a ser utilizada para o plantio é de 999 hectares. No local, também haverá plantação de milho e feijão, cujo cultivo deverá ter início nos próximos meses.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.