| 03 Projeto Equoterapia que beneficia crianças com deficiência ou necessidades especiais foi retomado em Cuiabá_0.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O projeto Equoterapia na Medida, do Sistema Socioeducativo de Mato Grosso, foi ampliado para melhor atender as crianças com deficiência ou necessidades especiais, e também as famílias.
O projeto foi retomado no início desta semana e será coordenado pela Secretaria Adjunta de Justiça da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
A ação vai garantir auxílio no desenvolvimento físico e mental de 70 crianças, através do contato com cavalos.
As sessões de terapias vão acontecer diariamente das sete às dez horas da manhã e das três horas até as seis e meia da tarde, no espaço que fica ao lado do antigo Centro de Ressocialização de Cuiabá, no Bairro Carumbé, e que pertence ao Sistema Socioeducativo.
A reforma do espaço é realizada com mão de obra dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado, com material fornecido pela Secretaria-Adjunta de Administração Sistêmica.
A terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o animal por meio de uma abordagem interdisciplinar para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.
No projeto Equoterapia na Medida, participam crianças de três a oito anos, que serão atendidas por uma equipe com profissionais de diversas áreas, explica a secretária-adjunta de Justiça, Lenice Silva.
A reestruturação vai contar também com ampliação no número de vagas para as crianças de 70 para 100.
O edital deve ser lançado em dezembro deste ano. Também haverá a chegada de mais dois cavalos para somar aos quatro já existentes.
Além do atendimento social, o projeto Equoterapia na Medida vai promover a capacitação dos servidores e dos adolescentes internados no Centro de Atendimento Socioeducativo no manejo de cavalos.