Programa prevê incentivos para produção do gás biometano

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A produção do gás biometano no Brasil tem agora uma série de incentivos. O Programa Nacional de Redução de Metano, o Metano Zero, visa a redução de emissão de gases do efeito estufa e a geração de energia renovável, além da redução de custos.

Projetos de biometano vão contar com linhas de financiamento e serão isentos de impostos na aquisição de máquinas e materiais para construção de usinas. Além disso, foi criado o crédito de metano dentro do mercado de carbono. O lançamento das medidas foi nesta segunda-feira.

O presidente da Associação Brasileira do Biogás, a Abiogás, Alessandro Gardemann, disse que o setor prevê investir R$ 60 bilhões até o final da década. 25 novas usinas devem ser construídas no período.

O presidente Jair Bolsonaro foi do Palácio da Alvorada para o Palácio do Planalto dirigindo um trator movido a biometano. Ele disse que o país está na vanguarda de alternativas de energia.

O Biometano é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica das áreas urbanas e rurais e pode substituir o gás natural, o diesel e a gasolina.

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.