| Profissionais de todos os municípios de Mato Grosso avaliam a política pública de saúde do Estado.mp3 |
Jurandir Antonio
Cerca de 800 profissionais da saúde estão reunidos, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, participando do 1° Fórum Mato-grossense em Promoção da Saúde para debater os desafios e novas diretrizes para as políticas públicas desenvolvidas na área da saúde no Estado.
Os profissionais avaliam as mudanças no perfil da saúde e os desafios sociopolíticos e culturais da saúde coletiva, que incluem vários fatores sociais e diversas esferas do sistema. Eles estão debatendo 13 temáticas diferentes, como alimentação saudável, aleitamento materno e demais políticas efetivas em Promoção da Saúde.
A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Rosiene Pires, destacou que o objetivo “é propiciar um encontro de saberes e experiências entre os municípios, para o fortalecimento das ações de Promoção da Saúde, de forma a identificar possíveis parcerias e fomentar iniciativas intersetoriais no âmbito público e privado”.
Todos os sete temas do evento estão sendo apresentados sob a forma de conferências, encontro de saberes, mesas redondas, talk show, atividades artísticas e culturais, exposições de banners e exposições orais.
Ao final do Fórum, será divulgada a “Carta Mato Grosso para a Promoção da Saúde”, o resultado da construção da troca de saberes entre palestrantes e congressistas, que juntos constroem importantes diretrizes para nortear e promover políticas de saúde para os 141 municípios do Estado.
Além disso, será realizada, nesta sexta-feira, a premiação de trabalhos que estão sendo apresentados no 1° Encontro Mato-grossense de Experiências Bem-Sucedidas em Promoção da Saúde.