Professora da Unemat de Tangará da Serra realiza pesquisa sobre saúde mental dos estudantes

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: UNEMAT - Tangará da Serra

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Como anda a saúde mental dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso?  Esse é o tema da pesquisa de doutorado da professora Grasiela Cristina Lucietto, da Unemat, campus de Tangará da Serra. 

 

A pesquisa que está em andamento e deve ser totalmente finalizada em 2023 visa levantar as informações sobre a saúde mental dos estudantes e também implementar e avaliar intervenções grupais de promoção da saúde mental.

 

De acordo com a pesquisadora, espera-se que a pesquisa permita a compreensão deste cenário, bem como fomentar o planejamento e desenvolvimento de estratégias de promoção da saúde mental que minimizem as dificuldades vivenciadas no contexto universitário e que possam auxiliar no melhor desempenho acadêmico e redução da retenção e evasão escolar.

 

A pesquisa que começou em agosto de 2020, atualmente está na fase de coleta de dados junto aos acadêmicos do campus de Tangará da Serra.

 

A coleta está sendo feita de forma remota por meio de formulário específico por conta da pandemia do coronavírus.

 

Como metodologia da pesquisa, a professora Grasiela explica que “após a análise dos dados obtidos a partir das respostas dos acadêmicos, é que começará a fase dois do estudo que consiste em propor intervenções em grupo para promoção da saúde mental dos estudantes”.

Para a pesquisadora a realização de estudos sobre a saúde mental dos universitários devem sinalizar para além de rastreio, mas devem apontar para a construção de estratégias de promoção da saúde dessa população.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.