| 07 Procuradoria da Mulher da ALMT quer mais dinheiro no orçamento para combater a violência.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou a primeira reunião do Grupo de Estudo e Atuação de Combate à Violência Contra a Mulher no início desta semana, na sede da Casa de Leis.
Em um mês, a Procuradoria Especial deverá realizar um segundo encontro para debater a destinação de recursos para ampliação das ações de enfrentamento à violência e de proteção à mulher.
No primeiro encontro, que reuniu diversas organizações governamentais, movimentos sociais e entidades da sociedade civil, os representantes apresentaram sugestões de iniciativas que possam contribuir com a redução dos índices de violência de gênero.
A procuradora da mulher, deputada Janaina Riva, do MDB, destacou a importância da união de forças para debater políticas públicas a fim de reduzir as violências física, psicológica, sexual e financeira contra a mulher.
Janaina destacou a importância de implantar políticas públicas efetivas, como o orçamento da mulher, que vai debater onde faltam recursos para desenvolver ações de combate à violência e de fortalecimento ao gênero.
O orçamento, aliás, foi unanimidade entre as entidades presentes, como parte fundamental para ampliar as políticas que já estão implantadas.
A defensora-geral do Estado, Maria Luziane de Castro, destacou a necessidade de expandir a presença da defensoria em todas as comarcas para atuar no atendimento às mulheres vítimas de violência.
A defensora ressaltou a importância de reforçar as equipes multidisciplinares que atuam no acolhimento dessas mulheres.