Procon MT constata diferença de mais de 800% no valor de materiais escolares

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Billion Photos/Canva

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

O Procon de Mato Grosso constatou variação expressiva de preços entre os estabelecimentos e marcas, chegando a 862% de diferença em alguns itens, após a realização de pesquisa de preços de material escolar em 10 estabelecimentos de Cuiabá.

O objetivo da ação é auxiliar o consumidor a economizar nas compras do material escolar e estimular na população o hábito de pesquisar preços.

O levantamento contemplou produtos como lápis, lapiseira, caneta, caneta marca texto, apontador, borracha, caderno, cola, giz de cera, lápis de cor, régua, tesoura e papel sulfite.

A coleta de dados foi realizada no último dia 15 de janeiro.

De acordo com o coordenador de Fiscalização, Controle e Monitoramento de Preços do Procon, Ivo Vinícius Firmo, alguns itens apresentaram grande variação de valores, como o giz de cera grosso, com 12 unidades, por exemplo, pode ser encontrado entre cinco reais e 40 centavos e 52 reais.

Outro item que apresentou significativa variação foi o EVA liso, com uma diferença de 593,88% entre o valor máximo e mínimo, e o TNT, que teve uma variação de 376% nos preços praticados nos estabelecimentos pesquisados.

Ivo Firmo lembrou que as escolas não podem determinar a aquisição do material escolar em estabelecimento específico ou mesmo condicionar determinada marca.

Para o coordenador, a variação expressiva de valores constatados no levantamento deixa clara a importância de pesquisar preços, realizando a cotação em mais de um estabelecimento, para garantir o melhor custo-benefício nas compras.

Confira a pesquisa completa de preços de material escolar no site procon.mt.gov.br.