Primeiro café produzido por indígenas já está sendo comercializado em Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Indígenas da Aldeia Massepô, da etnia Umutina, que fica em Barra do Bugres, começaram a embalar para comercialização o café produzido com apoio do Governo de Mato Grosso.

Eles estão investindo na cultura depois de receberem mudas, kits de irrigação e uma patrulha mecanizada do programa MT Produtivo Café, da Secretaria Estadual de Agricultura Familiar.

O cacique Felisberto lembrou que esse é o primeiro café indígena de Mato Grosso e que a comercialização desse primeiro lote representa um avanço significativo para a agricultura familiar indígena, pois é uma nova fonte de renda para a comunidade.

O cacique contou que a aldeia recebeu três mil e 600 mudas de café e, no ano passado, também foram beneficiados com uma patrulha, que é um trator com grade.

Na comunidade, a produção do café da espécie robusta amazônico envolve 45 pessoas de 13 famílias, e conta com o apoio técnico da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

O café Massepô foi um dos destaques na feira da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa, na última semana. Os visitantes puderam conhecer e provar o primeiro café indígena do Estado de Mato Grosso.