Primeira escola bilíngue para surdos, no Brasil, vai ser construída em Sinop.mp3 |
Foto da manchete: Prefeitura de Sinop
Por Vinícius Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
Sinop vai ser a primeira cidade brasileira a construir uma escola bilíngue para surdos.
O município foi contemplado junto ao Ministério da Educação e a unidade vai contar com cinco salas, refeitório, biblioteca, sala de informática e ginásio de esportes.
A previsão é atender mais de 100 alunos em tempo integral, em um espaço de mais de 8 mil metros quadrados, contemplando além do município, toda a região norte de Mato Grosso.
A escola vai trabalhar com ensino regular, atividades complementares, sala de recursos, utilizando como língua de instrução e comunicação a Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, com professores surdos e ouvintes bilíngues que vão realizar o trabalho, para que os alunos desenvolvam a comunicação e escolarização em língua de sinais e a língua portuguesa na modalidade escrita, desenvolvendo várias outras habilidades.
As escolas bilíngues são capazes de preparar seus estudantes para a vida através do ensino estruturado, baseado na língua de sinais, a partir do uso das atribuições linguísticas das Libras, facilitando o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno surdo em sala de aula.