| 07 PRF encerra Operação Dia do Trabalho e faz balanço positivo da ação em MT.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação/PRF
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A PRF, Polícia Rodoviária Federal, finalizou, esta semana, a Operação Dia do Trabalho nas rodovias federais de Mato Grosso.
Durante os quatro dias de ações intensificadas, foram realizadas 297 fiscalizações, com abordagem a quase cinco mil veículos e verificação de cerca de seis mil pessoas nos sistemas da PRF.
Um dos focos da operação foi o combate à embriaguez ao volante.
Ao todo, três mil 347 motoristas realizaram o teste do bafômetro, resultando na autuação de 16 condutores por alcoolemia.
Desses, oito apresentaram índices superiores a 0,33 miligramas por litro, configurando crime de trânsito e sendo imediatamente retirados de circulação, medida que pode ter evitado acidentes graves ou fatais.
A fiscalização também registrou aproximadamente duas mil infrações de trânsito.
O excesso de velocidade continua entre as principais preocupações: em 31 horas de operação com radares, 450 motoristas foram flagrados trafegando acima do limite permitido.
Mesmo com a intensificação da fiscalização, foram registrados 31 acidentes no período, que deixaram 22 pessoas feridas e resultaram em quatro mortes, sendo três no local e uma a caminho do hospital.
O excesso de velocidade segue sendo um fator agravante nos sinistros de trânsito, aumentando a gravidade das lesões e a probabilidade de mortes.
A PRF reforça que, ao longo de maio, o movimento Maio Amarelo estará presente nas fiscalizações educativas em todo o estado, com o tema: “Desacelere. O seu bem maior é a vida.”
A campanha visa chamar a atenção de todos os condutores para a responsabilidade no trânsito e a preservação de vidas.