Presidente Lula liga para Trump e discute tarifas e crime organizado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Sarah Quines - Repórter da Rádio Nacional

Edição: Bianca Paiva/ Sumaia Villela

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O presidente Lula telefonou para o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta terça-feira (2), para tratar de assuntos da agendas comercial, econômica e de combate ao crime organizado. 

Na ligação, realizada ao meio-dia no horário de Brasília, que durou cerca de 40 minutos, o presidente Lula exaltou a retirada das tarifas de 40% sobre produtos brasileiros como carne, café e frutas, e reforçou o desejo de avançar nas negociações sobre as tarifas que ainda incidem sobre outros produtos. 

A conversa também abordou a urgência da cooperação entre os dois países no combate ao crime organizado internacional. Lula destacou as últimas operações realizadas no Brasil que identificaram a atuação de criminosos fora do país.

O presidente Trump disse que dará apoio às iniciativas para o enfrentamento a essas organizações criminosas.

Na semana passada, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia comentado a ação conjunta dos dois países para combater o crime organizado internacional, depois da ação da Receita Federal que identificou a conexão de criminosos que fazem lavagem de dinheiro com um grupo empresarial em Delaware, nos Estados Unidos. 

Lula e Trump devem voltar a conversar em breve sobre essas medidas.