| Prefeitura estima que Cuiabá tem cerca de 14 mil cães e gatos abandonados.mp3 |
Por Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Cuiabá tem cerca de 14 mil cães e gatos abandonados nas ruas, segundo estimativa feita pela prefeitura.
O levantamento também aponta que 497 denúncias de maus-tratos a animais foram registradas, em 2020, até o mês de agosto.
Neste ano, foram resgatados 274 animais em Cuiabá. Do total, nove estão em tratamento médico e 31 estão disponíveis para adoção.
Segundo a diretoria de Bem-estar Animal do município, mais de mil e 500 denúncias foram feitas relativas a abandono e maus-tratos desde 2018.
Neste mesmo período, 674 cães e gatos foram resgatados e 281 foram adotados na capital.
A estimativa de abandono é feita com base em informações da Organização Mundial da Saúde, que, em cidades de grande porte, calcula um animal doméstico para cada cinco habitantes.
A partir desta projeção, em Cuiabá, uma cidade de 700 mil habitantes, há, em média, 140 mil animais domésticos. Deste total, a estimativa é de que 10% deles estejam abandonados.
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em 2017 foi criada a Diretoria de Bem-estar Animal, para fazer políticas de proteção aos animais no município e reduzir o índice de abandono e maus-tratos.
O órgão faz o atendimento de denúncias, fiscalização, acolhimento de animais necessitados, campanhas educativas e campanhas de adoção.
Outra ação da Prefeitura de Cuiabá em prol da proteção animal é a implantação do Hospital Veterinário Municipal, e deverá atender gatos e cachorros gratuitamente, com exames laboratoriais, consultas e cirurgias na capital.
O lançamento da obra deve acontecer no começo do ano que vem.