Prefeitura de Rondonópolis endurece medidas contra a covid e decreta lei seca no município.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio, do Solidariedade, publicou nesta segunda-feira, um novo decreto proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas, a chamada lei seca, além de vetar a venda e o consumo do cachimbo do tipo narguilé.
As restrições fazem parte do conjunto de medidas adotadas para frear a proliferação da covid-19, já que todos os leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, da cidade estão lotados e com fila de espera.
O decreto atende à recomendação do Governo do Estado para que os municípios com classificação alta de risco de contaminação pelo novo coronavírus adotem medidas ainda mais restritivas.
Além da recomendação estadual, o Ministério Público recorreu à Justiça para que as prefeituras cumpram as restrições.
O novo decreto suspende festas e reuniões, as aulas presenciais nas escolas e as cirurgias e consultas eletivas na rede municipal de saúde, exceto nas áreas de oncologia e cardiologia.
As medidas têm validade de 14 dias.
Os estabelecimentos comerciais podem funcionar das cinco horas da manhã às sete da noite, de segunda a sexta-feira e das cinco da manhã ao meio-dia aos sábados.
Supermercados podem abrir aos sábados das cinco horas da manhã às sete da noite. E os restaurantes podem funcionar das cinco horas da manhã às duas da tarde, aos fins de semana.
O delivery pode funcionar todos os dias até a meia noite.