Foto da manchete: Luiz Alves
Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio:
A Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Cuiabá realizou mais de três mil atendimentos na capital a cachorros e gatos.
Dentre as ocorrências registradas estão: atropelamento, abandono, resgates, tratamento clínico, castração, e por fim, doação.
O cuidado com os animais é compromisso da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro que ao longo de cinco anos já aprovou inúmeras leis que visam proteger os bichinhos.
No dia 11 de janeiro deste ano, Pinheiro anunciou punições mais severas aos agressores de animais, ao sancionar a Lei que responsabiliza os infratores, após a identificação, a pagarem as despesas veterinárias decorrentes da violência ocasionada contra os animais.
Ainda em prol da causa animal, a prefeitura de Cuiabá proibiu a circulação de carroças puxadas por animais em ruas do perímetro urbano da capital.
Com estimativa de mais 14 mil animais abandonados, Cuiabá mantém ainda um projeto de castração gratuita dos bichinhos, que visitou no fim do ano no bairro Residencial São Carlos.
No local foram feitos 50 procedimentos. A meta da diretoria é atuar no controle de cães e gatos no município.
De acordo com a Diretoria de Bem-Estar Animal, para este ano, a retomada das ações já constam no plano de metas, e vai priorizar as regiões carentes.
Atualmente, a Prefeitura de Cuiabá realiza uma campanha de adoção voluntária com 30 cães.
Aos interessados em ter ao seu lado o verdadeiro melhor amigo do homem, basta entrar em contato por meio do telefone: 0800 647 7755, no horário comercial.