Prefeitura de Cuiabá alerta para a proibição de soltar fogos que fazem barulho

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Com a proximidades das festas de fim de ano, prefeitura de Cuiabá alerta para a proibição de soltar fogos

As festas de fim de ano estão em contagem regressiva, período em que o uso de fogos de artifício aumenta.

Por isso, a Prefeitura de Cuiabá alerta que é preciso conscientizar que este espetáculo traz consequências danosas para a população, especialmente para idosos, pessoas doentes, crianças e portadores do Transtorno do Espectro do Autismo.

Os animais e o meio ambiente também sofrem bastante.

Uma lei municipal, sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, do MDB, proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampidos em locais públicos e privados.

Em caso de descumprimento à normativa, os infratores estão sujeitos a multa em torno de dois mil reais, valor que será dobrado no caso de reincidência, entendendo como reincidência o cometimento da mesma infração num período inferior a 30 dias.

A orientação é para que as pessoas utilizem da criatividade evitando acidentes, tais como fogos indoor, chuva de papel e até, em alguns locais, luzes de LED, drones, além dos chamados “fogos de vista”, que não produzem barulho.

Os poluentes emitidos com a queima de fotos aumentam a concentração de substâncias contaminantes no ar em torno de 71,6%.

Além do mais, tem a questão dos acidentes como queimaduras, lesões com lacerações, cortes e até amputações de membros.

Para reclamações e denúncias entre em contato com o Disque-Silêncio, que funciona no telefone (65) 99341-3000 ou no WhatsApp 99207-4318.