| Posto de Atendimento a Animais Silvestres no Pantanal vai continuar funcionando.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O PAEAS Pantanal, Posto de Atendimento aos Animais Silvestres, vai continuar em funcionamento.
A estrutura foi criada por causa dos incêndios florestais que atingiram o pantanal.
Com a diminuição dos focos de calor, as equipes em campo avaliaram que a assistência à fauna com distribuição de alimentos e água segue necessária até que a vegetação nativa possa atender as necessidades dos animais.
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, reforçou que mesmo após as primeiras chuvas é necessário seguir com as ações de alimentação aos animais.
A gestora explicou que o processo de regeneração da flora para oferecer alimentação natural aos animais silvestres deve demorar pelo menos mais 60 dias em um cenário positivo de regularidade do período chuvoso.
Para que a regeneração seja completa, além das folhagens, o bioma também deve recompor a formação de sementes e frutos para os animais.
Em funcionamento há mais de 60 dias, o PAEAS Pantanal foi instalado no Posto Fiscal do Km 17 da rodovia Transpantaneira.
Atualmente, 55 pessoas trabalham no resgate, tratamento, destinação, reintrodução e assistência aos animais silvestres. Mais de 190 animais das mais variadas espécies.
Já foram distribuídos mais de 7 milhões de litros de água e 76 toneladas de alimentos.