| 01 Pivetta troca comando da Casa Civil e escolhe Eduardo Manciolli como novo secretário.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
O governador Otaviano Pivetta escolheu o empresário e psicoterapeuta Eduardo dos Santos Manciolli para assumir o comando da Casa Civil de Mato Grosso.
A mudança representa a primeira troca no primeiro escalão do governo após a reeleição de Pivetta, no último dia quatro de outubro, e coloca uma nova peça em uma das áreas mais estratégicas do Palácio Paiaguás.
Manciolli substituirá Adjaime Ramos de Souza, que deixará a chefia da secretaria e retornará ao cargo de secretário-adjunto.
A Casa Civil é responsável por articular as relações do governo com a Assembleia Legislativa, acompanhar demandas políticas e auxiliar na coordenação das ações da administração estadual.
A escolha acontece em meio aos ajustes na equipe de Pivetta, que começa um novo ciclo à frente do Executivo mato-grossense.
A mudança no comando da pasta também abre espaço para uma nova dinâmica de relacionamento entre o governo, os parlamentares e os demais setores da administração pública.
Com a nomeação, Manciolli terá o desafio de conduzir a articulação política e administrativa de uma secretaria que funciona como ponte entre o governador e diferentes instituições.
Logo depois da confirmação, o novo chefe da Casa Civil afirmou que vai buscar a manutenção da relação harmoniosa com os demais Poderes. Segundo ele, a relação harmoniosa entre os Poderes é fundamental para o desenvolvimento do Estado e das políticas públicas.
Natural de Barra do Garças, Manciolli constrói sua trajetória na administração pública e no cenário político mato-grossense. Sua bagagem institucional inclui passagens pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso, onde desempenhou papéis estratégicos no fortalecimento da estrutura legislativa.
Na Casa das Leis, atuou como coordenador da Escola do Legislativo em 2019, assumiu a superintendência do órgão em 2023 e, mais recentemente, esteve à frente da Secretaria de Escola e Memória do Legislativo em 2025.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina