Piracema em Mato Grosso será entre 1º de outubro/2025 e 31 de janeiro/2026

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio:

O período de defeso da piracema em Mato Grosso, em 2025, continuará entre os dias 1º de outubro de 2025 e 31 de janeiro de 2026.

A data foi definida durante reunião ordinária do Cepesca, Conselho Estadual de Pesca, realizada na última semana.

A resolução será publicada no Diário Oficial ainda esta semana.

Nesse período, será permitido a pesca de subsistência e desembarcada nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

A medida reforça que a pesca de subsistência é praticada artesanalmente por ribeirinhos ou tradicionais e garante a alimentação familiar e sem fins comerciais.

O Conselho decidiu manter o mesmo período dos últimos anos em todas as bacias hidrográficas, baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro no Estado e atividades reprodutivas das espécies. 

Os dados técnicos sobre o monitoramento foram apresentados pelo pesquisador da Unemat, Universidade Estadual de Mato Grosso, Claumir Muniz.

Segundo o pesquisador, os dados mostram os peixes em atividade reprodutiva principalmente nos meses de outubro a dezembro, período em que a probabilidade reprodutiva chega a 80%, o que reforça a importância de manter a proibição da pesca neste período.

A decisão de manter o período foi aprovada por unanimidade entre os conselheiros.