Pinheiro preside primeira reunião do Consórcio de Desenvolvimento do Vale do Rio Cuiabá.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O prefeito Emanuel Pinheiro presidiu a primeira reunião extraordinária de 2021 do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, nesta segunda-feira.
Ele apresentou aos 12 prefeitos presentes a proposta de ampliação de programas de assistência social e apresentou um programa de fomento chamado “Programa Agro da Gente”, focado na piscicultura e pecuária leiteira.
Pinheiro defendeu ainda a instalação de um terminal ferroviário na capital para valorizar o mercado e a indústria, garantindo maior competitividade. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger.
"Somos um milhão e 100 mil habitantes nas duas maiores cidades sendo Cuiabá e Várzea Grande e palco das decisões políticas e administrativas. Precisamos redesenhar o modelo de desenvolvimento regional. Muitos municípios têm muito e outros muito pouco. Queremos que o Vale do Rio Cuiabá tenha oportunidade de investimento", disse o prefeito da capital.
Pinheiro afirmou ainda que o objetivo do Consórcio é debater temas que promovam o desenvolvimento de interesses comuns, principalmente para gerar emprego e renda na região que é a mais populosa do Estado.
“Creio que esse Consórcio vai garantir desenvolvimento para a maior e mais importante região de Mato Grosso", ressaltou Emanuel.
O prefeito de Cuiabá disse também que vai colocar em pauta o assunto ”Plebiscito Já" para que os prefeitos da região metropolitana também participem das discussões quanto ao modal de transporte que deve ser implantado na capital.
Já o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat, destacou que uma das metas é fortalecer os municípios.
“É importante para todos que compõem o Consórcio porque vai fortalecer o municipalismo e vamos desenvolver políticas públicas voltadas às cidades da baixada cuiabana. Também queremos discutir e acelerar a regularização fundiária. Temos outras demandas e em parceria com o Consórcio, podemos avançar e obter os frutos", concluiu Kalil.