PIB de Rondonópolis cresce e coloca o município como 6ª maior economia do Centro-Oeste

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Gcom

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Com crescimento expressivo do PIB, Produto Interno Bruto, em 2021, Rondonópolis passa a ser a 6ª maior economia do Centro-Oeste e a de número 78 do Brasil.

Os dados do PIB dos Municípios Brasileiros foram divulgados no início desta semana pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O estudo mostra que o PIB de Rondonópolis aumentou mais de 35% entre 2020 e 2021, o que fez com que a cidade subisse 12 posições no ranking nacional de participação dos municípios no PIB, saindo da colocação número 90 em 2020 para a posição 78 em 2021.

O avanço no PIB também possibilitou que Rondonópolis passasse a ser a 6ª maior economia do Centro-Oeste.

Entre 2020 e 2021, o Município saiu da 7ª posição na região, ultrapassou a cidade de Aparecida de Goiânia, em Goiás, passando a figurar como a 6ª maior economia, atrás somente das capitais Brasília, Goiânia, Campo Grande e Cuiabá, além do município de Anápolis, também em Goiás.

O IBGE apontou que em 2021, o PIB de Rondonópolis chegou a mais de 17 bilhões de reais, valor aproximadamente quatro bilhões superior que o de 2020, que foi de quase 13 bilhões.   

O resultado do PIB de 2021 também consolida Rondonópolis como a segunda maior economia de Mato Grosso, sendo, junto a Cuiabá, os únicos municípios do Estado entre as 100 maiores economias do Brasil.