| PIB da economia de MT chega a 137 bilhões de reais, diz IBGE.mp3 |
Por: Jurandir Antonio
Voz: Eneas Jacobina
O PIB, Produto Interno Bruto, da economia de Mato Grosso foi estimado em mais de 137 bilhões de reais em 2018, apontam as Contas Regionais 2018.
No ano anterior, esse valor havia sido de 126 bilhões. Em termos de variação em volume, houve crescimento de 4,3% em 2018, a terceira maior alta do ano entre as 27 Unidades da Federação, atrás de Amazonas e Roraima.
A pesquisa, que estima o Produto Interno Bruto para os 26 estados e o Distrito Federal, é elaborada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em parceria com os órgãos estaduais de estatística, secretarias estaduais de governo.
Os dados são calculados a partir de estatísticas sobre o valor anual da produção, consumo intermediário e valor adicionado bruto anual, por atividade, expresso em valores correntes e constantes, e o PIB, avaliado a preço de mercado, de cada Unidade da Federação.
De 2017 para 2018, o PIB do Brasil cresceu 1,8%. Entre os 27 estados, apenas Sergipe teve queda.
Quinze estados tiveram taxas de crescimento superiores à do país. A participação percentual do PIB de Mato Grosso em relação ao do Brasil foi de 2%. Em 2017, havia sido de 1,9%. Já a posição relativa foi a 13ª tanto em 2017 quanto em 2018.
Segundo o estudo, a Agropecuária de Mato Grosso registrou crescimento de 5,3% em 2018, em relação ao ano anterior, e participação de 20,9% na economia estadual.
A produção agrícola avançou, devido aos bons resultados da soja e ao aumento significativo da produção de algodão em caroço, resultante da ampliação da área cultivada.
O milho apresentou recuo de produção, se comparado ao recorde apresentado no ano anterior.