| PF queima máquinas que valiam 20 milhões utilizadas em garimpo na Terra Indígena Sararé em MT.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Cerca de 20 milhões de reais em maquinários e utensílios ilícitos utilizados na extração ilegal de ouro foram destruídos pela Polícia Federal durante uma operação na Terra Indígena Sararé, em Pontes e Lacerda.
A ação aconteceu na última semana, e teve como objetivo combater o garimpo ilegal na região, que é considerada uma das áreas com mais alertas para exploração ilegal do solo no Brasil.
Segundo a Polícia Federal, foram inutilizadas 17 pás carregadeiras e 17 motores de dragagem, além de terem sido localizadas diversas estruturas de madeira usadas pelos garimpeiros como base.
Na operação, aeronaves do Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas de Mato Grosso, foram usadas para acompanhar e proteger as equipes que atuavam em solo.
Ainda de acordo com a polícia, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em propriedades rurais que fazem limite com a Terra indígena que podem ser usadas como base para os criminosos e acesso ilegal ao território indígena, tanto de pessoas quanto dos maquinários.
A Polícia Federal continua a investigação, agora para identificar os financiadores do garimpo ilegal e descapitalizar as organizações criminosas.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, dois suspeitos foram presos no local. De acordo com PRF, a terra indígena Sararé sofre pressão do garimpo ilegal há pelo menos três anos.