PF investiga filho do governador Mauro Mendes por suspeita de compra ilegal de mercúrio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A Polícia Federal solicitou a prisão temporária do filho do governador Mauro Mendes, o empresário Luís Antônio Taveira Mendes, mas a Justiça negou o pedido.

Luís Antônio é sócio de duas empresas investigadas por comércio ilegal mercúrio, usado para extração de ouro na Amazônia.

As empresas foram alvo da “Operação Hermes II”, deflagrada pela Polícia Federal na última quarta-feira.

Segundo a investigação da PF, as empresas Kin Mineração Ltda Mineração Aricá Ltda têm Luís Antônio como sócio.

As empresas citadas fizeram compras de mercúrio com emissão de notas fiscais de venda de bolas de aço e de ferro, quando, na verdade, se tratava de mercúrio, segundo investigadores.

Ainda de acordo com a PF, a Mineração Aricá nunca declarou compra de mercúrio, mas produziu mais de 900 mil gramas de ouro.

A justiça negou o pedido de prisão, mas impôs pagamento de fiança e o recolhimento de passaportes dos investigados.

Além do bloqueio de dois bilhões e 900 mil reais em bens dos alvos da operação. Foram cumpridos ainda 35 mandados de busca e apreensão nas cidades de Cuiabá, Poconé, Peixoto de Azevedo, Cáceres, Alta Floresta, Pontes e Lacerda, Nossa Senhora do Livramento e Nova Lacerda.

Durante a operação, foram apreendidos 605 quilos de mercúrio.  

Além do comércio ilegal, a operação apura crimes ambientais, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro.

Já a defesa de Luís Antônio afirmou que o empresário não exerce nenhuma atividade de gestão ou tomada de decisão nas empresas investigadas, nem figura de forma direta como sócio.

Por sua vez, a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, saiu em defesa do filho nesta quinta-feira. Virginia repudiou as acusações e afirmou que estão usando o nome do filho para atingir a imagem do governador Mauro Mendes.

Ela lembrou que eles são sócios minoritários e sugere que as ações foram estrategicamente realizadas durante a viagem do casal ao exterior.

Mauro e Virgínia estão na China cumprindo uma agenda oficial do governo de Mato Grosso.