Pesquisa mostra que casos de diabetes aumentam e atingem 10,2% da população brasileira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: SBD

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os casos de diabetes atingem 10,2% da população brasileira, conforme dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023, Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

O índice representa aumento com relação a 2021, quando era 9,1%.

O último inquérito Vigitel mostra também que o diagnóstico é mais frequente entre as mulheres, com 11,1%, do que entre os homens, que são 9,1%. 

O presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes Regional do Rio de Janeiro, endocrinologista Daniel Kendler explica que entre os fatores que favorecem as mulheres terem mais diabetes que os homens está o fato delas terem rotinas sobrecarregadas.

A pesquisa Vigitel Brasil 2023 identificou ainda que o diagnóstico de diabetes na população adulta residente nas capitais brasileiras aumenta, conforme o avanço da idade dos entrevistados, e com o nível de escolaridade.

Entre quem tem mais de 65 anos, 30,3% têm diabetes.

E quando considerados os anos de estudo, aqueles com a menor escolaridade, ou seja, que estudaram entre zero a oito anos, apresentam o maior percentual de diabetes, representando 19,4%.  

O Brasil é o quinto país em incidência de diabetes no mundo, com quase 17 milhões de doentes adultos, com idade entre 20 e 79 anos, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Paquistão.

A Sociedade Brasileira de Diabetes estima que mais de 46% da população não sabem que têm a doença.