| 05 Pesquisa aponta que festividades do carnaval devem injetar 170 milhões de reais na economia.mp3 |
Foto da manchete: Marcos Vieira/EM/D.A Press
Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti
Texto do áudio
Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, período de carnaval de 2024, os mato-grossenses devem movimentar 170 milhões de reais na economia, beneficiando diversos setores produtivos do comércio e serviços.
É o que 17% do total de entrevistados que afirmaram que pretendem comemorar no período festivo dentro do estado devem gastar.
O levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso revelou, ainda, que a maioria das pessoas ouvidas, ou seja, 66%, não vão comemorar a data e outros 15% disseram que ainda não sabem.
Para entender o comportamento de consumo dos mato-grossenses no período festivo, o Instituto da Fecomércio realizou a pesquisa “Intenção de Compras para o Carnaval de 2024” com 510 pessoas, entre os dias 22 e 27 de janeiro, em 32 municípios do estado.
Para os que pretendem comemorar o carnaval, o levantamento mostra que 8% vão se divertir em casa, 4% pretendem ir a bares ou restaurantes, seguido de 3% pretendem aproveitar eventos de suas cidades, apenas 2% vão viajar dentro do estado, mesmo percentual que viajará para outro estado.
A pesquisa revela, ainda, que para os que vão comemorar em casa, viajando no estado ou em seus municípios, a média de gasto será de 334 reais e seis centavos.
Entre os que pretendem viajar, a média de gastos é ainda superior, chegando a mil e 100 reais.
Dos que pretendem viajar, 65% disseram que vão de carro, outros 25% já compraram a viagem por meio de sites e 10% por meio de aplicativos.
Diante dessas comemorações, o cartão de crédito foi o meio de pagamento mais apontado para os gastos, com 49% de participação, seguido de 31% que disseram que pagam com PIX, outros 8% usarão dinheiro, 8% cartão de débito e 2% não souberam responder.