Pesquisa aponta aumento de famílias endividadas em Cuiabá durante o mês de outubro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Michelly Caroline

Texto do áudio:

 

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor realizada em Cuiabá, apresentou, em outubro, aumento de 1,8% no número de famílias endividadas em relação ao mês anterior, totalizando 89,6%.

O levantamento realizado pela Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo e analisado pelo Instituto de Pesquisa da Fecomércio Mato Grosso revela, ainda, que o índice atual está 15,3% maior se comparado a outubro do ano passado, quando registrava 74,3%.

De acordo com o Instituto, o aumento no endividamento é importante para a economia, pois mostra que a população está tendo condições de assumir dívidas, diferente de inadimplência, quando o consumidor deixa de pagar as contas.

Sobre isso, a inadimplência na capital registrou a terceira queda consecutiva no índice, totalizando 22,3% das famílias com contas em atraso, o menor percentual desde abril de 2012.

Ou seja, dentre as 183 mil famílias com dívidas em Cuiabá, cerca de 45 mil estão endividadas com contas em atraso, ou seja, estão inadimplentes.

O cartão de crédito segue como o principal tipo de dívida das famílias, representando 83,8%, com uma leve diminuição em relação ao mês de setembro, quando sua participação era de 86,8%.

Logo em seguida, aparecem os carnês e boletos, com 21,7%, e o crédito consignado, com 4,9%.