Páscoa deve movimentar mais de 640 milhões na economia de Mato Grosso, diz Sebrae/MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Pesquisa realizada pelo Sebrae, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso, aponta que 80% da população ativa planejam festejar a data religiosa, que, neste ano, será celebrada em 20 de abril. 

A estimativa é que a comemoração movimente mais de 640 milhões de reais na economia local, influenciada pela demanda aquecida nos setores de confeitaria, supermercados e artesanato. 

Um dos principais símbolos da data, o chocolate terá presença garantida nos festejos dos consumidores mato-grossenses. 

A intenção de compra do produto oriundo do cacau saltou 26% em comparação ao ano anterior, passando de 36% para 62%. 

O ticket médio de gastos é de cerca de 405 reais e uma parte considerável dos entrevistados disse que deve investir aproximadamente 250 reais.  

Produtos industrializados como ovos de chocolate, com 69%, e caixas de bombons, 48%, estão no topo das preferências dos clientes, especialmente entre aqueles que recebem entre dois e cinco salários mínimos.  

Produtos da categoria “premium” também têm participação expressiva nas vendas da Páscoa, segundo a pesquisa. 

Isso porque entre os grupos socioeconômicos mais elevados, ou seja, os que ganham acima de cinco salários mínimos, as principais escolhas são itens artesanais como ovos caseiros recheados, barras de chocolate e cestas personalizadas com produtos diversos. 

Especialistas destacam que o forte apelo afetivo e comercial da data também abre oportunidades para o empreendedorismo. 

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas telefônicas entre os dias 18 de fevereiro e sete de março de 2025 em todo o estado de Mato Grosso. Foram entrevistadas mil e 89 pessoas maiores de 18 anos.