Parceria Ciopaer e SES/MT salvou a vida de centenas de pacientes do SUS

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antônio - Voz: Michelly Carolline (Estagiaria)

Texto do áudio:

 

O Ciopaer, Centro Integrado de Operações Aéreas, vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública, já realizou 345 operações de serviços aeromédicos no estado de Mato Grosso de 2020 até a primeira quinzena de setembro deste ano, somando mil 720 horas de voo.

As atividades começaram há três anos em colaboração com a Secretaria de Estado de Saúde.

As missões permitem o transporte de pacientes que precisam de atendimento médico de urgência ou tratamentos especializados indisponíveis nas cidades onde moram.

A parceria permite a atuação rápida com o uso de aviões e helicópteros do Governo do Estado equipados para atender pacientes do SUS, Sistema Único de Saúde.

As ações garantem aos pacientes tratamento médico especializado, remoções emergenciais, transplantes, transportes de vacinas, captação tde órgãos e outros procedimentos, de forma eficaz.

Desde que o Ciopaer deu início às ações com a SES foram realizadas centenas de operações em colaboração.

Em 2020, foram realizadas 34 missões. Já em 2021, foram 158 operações, e, em 2022, 109 operações.

Este ano, até a primeira quinzena de setembro, o Ciopaer prestou 44 atendimentos de transporte aeromédico, em 194 horas de voo.

Para o coordenador do Ciopaer, tenente coronel Lima Júnior, as ações representam um esforço humanitário em benefício da saúde da população mato-grossense.

O Centro Integrado de Operações Aéreas foi criado em 2006. Durante os seus 17 anos de cooperação com a sociedade, já realizou milhares de ações em prol das necessidades de Mato Grosso.