Para reduzir fila da Perícia, Ministério vai designar peritos para Rondonópolis e Alta Floresta

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

O Ministério do Trabalho e Previdência vai redistribuir, em caráter de urgência, peritos do INSS, Instituto Nacional de Seguridade Social, para as cidades de Alta Floresta e Rondonópolis.

O compromisso foi feito pelo secretário de Previdência da pasta, Leonardo Rolim, após pedido do senador mato-grossense, Carlos Fávaro, do PSD, durante uma reunião em Brasília, esta semana.

O subsecretário de Perícias Médicas, Eduardo de Oliveira Magalhães também participou do encontro

Fávaro explicou que, nas últimas semanas, tem recebido muitas reclamações sobre a falta de peritos em diversos municípios de Mato Grosso, inviabilizando assim a realização das perícias médicas.

O procedimento é necessário aos trabalhadores e trabalhadoras que estão afastados do trabalho por motivos de saúde e precisam receber do INSS o auxílio-doença.

O senador disse ainda que recebeu reclamações de vereadores de Alta Floresta e Matupá, com relatos de que os trabalhadores da região precisavam, em alguns casos, ir ao Pará para realizar a perícia.      

Diante dos pedidos formulados pelo senador, Rolim, que já foi presidente do INSS, afirmou que, em curto prazo, vai deslocar profissionais para o atendimento nas duas cidades o que atenderá também os municípios vizinhos.

Como solução definitiva o ministério trabalha com a possibilidade de realização de um concurso público para lotar peritos nos municípios. O secretário disse ainda que está em fase final de implantação a perícia por documento médico e a perícia remota.

Dados do Boletim Estatístico da Previdência Social de outubro deste ano apontam que mais de 11 mil e 500 segurados aguardam por perícia médica em Mato Grosso.

Deste total, seis mil e 700 mil estão há mais de 45 dias esperando atendimento.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.