Para celebrar o Dia do Doador de Medula, MT Hemocentro realiza coleta de sangue

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por: Jurandir Antônio – Voz: Michelly Caroline (Estagiária) 

 

O MT Hemocentro de Cuiabá realiza coleta de sangue neste sábado, 16 de setembro, das sete e meia da manhã ao meio dia, em celebração ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, comemorado nessa data.

O objetivo da ação é cadastrar novos doadores no Estado e aumentar a chance de vida de quem aguarda pelo transplante no país.

De acordo com a diretora da unidade, Gian Carla Zanela, para se cadastrar como um doador voluntário, é necessário ter entre 18 e 35 anos, apresentar documento oficial com foto, e ter boa saúde.

Depois o nome do doador é lançado no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, e ele fica aguardando a convocação, que só acontece após a compatibilidade com um receptor.

É importante manter os dados de cadastro atualizados.

A diretora lembrou que a doação de medula óssea é um ato de solidariedade e pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura.

A medula óssea é usada para o transplante em pacientes que são acometidos por doenças como aplasias de medula óssea, alguns tipos específicos de leucemia, câncer, anemias e linfomas.

Além de se cadastrar para ser doador de medula óssea, a população também poderá fazer doação de sangue.

Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento a maior carência é pelos tipos negativos A-, AB-, B- e O-, além do tipo O+.

O funcionamento regular do MT Hemocentro é de segunda a sexta-feira, das sete e meia da manhã às cinco e meia da tarde.

As doações podem ser agendadas no site mthemocentro.saude.mt.gov.br ou pelo WhatsApp (65) 98433-0624.