| Pacientes de Mato Grosso ganham cadeiras de rodas motorizadas .mp3 |
Vinícius Antônio
O Cridac, Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa, entregou cadeiras de rodas motorizadas aos pacientes que solicitaram auxílio do equipamento de locomoção na unidade.
A iniciativa faz parte de um convênio entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, e o Ministério da Saúde, que viabilizou a compra do equipamento para as pessoas com deficiência.
Gilberto Figueiredo, secretário de Estado de Saúde, acredita que essas ações levam mais qualidade de vida as pessoas que precisam de uma cadeira de rodas motorizada.
Para otimizar o fluxo de entrega e organizar o processo, a unidade dividiu o número total de pacientes em grupo de 10 pessoas e por cada período. A logística foi necessária para ofertar uma atenção especial a cada paciente que recebeu a cadeira.
Um dos pacientes beneficiados com a cadeira de rodas é Luís Lopes Neves, artesão de 55 anos, morador da cidade de Guiratinga. Ele disse que o equipamento chegou em boa hora.
Após receber a cadeira, todos passam por um treinamento básico para receber as orientações técnicas de pilotagem, com atenção especial ao comando de botões do painel de controle.
A diretora do Cridac, Patrícia Dourado, explicou que essa instrução de pilotagem é realizada nas rampas dos corredores que fica dentro da própria unidade e que, na fase final do processo, o cadeirante recebe uma declaração que está apto para pilotar a cadeira.
O equipamento é movido à bateria recarregável por energia elétrica e possui autonomia para 30 quilômetros. Ainda de acordo com a diretora do Cridac, está prevista a entrega de mais cadeiras, visto que “a unidade ainda possui cerca de 30 processos para serem avaliados”.