Pacheco oficializa nomes de integrantes da CPI da Covid-19

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Com a leitura dos nomes dos integrantes para a CPI da Covid-19 feita em plenário nessa quinta-feira (15) pelo presidente Rodrigo Pacheco, o caminho fica aberto para a instalação da comissão.

Como determina o regimento, o senador com mais idade do colegiado, neste caso Otto Alencar, do PSD, é quem preside e faz a convocação da primeira reunião. A expectativa é que ela seja agendada para próxima semana, na quinta-feira.

Nesse primeiro encontro serão definidos o presidente, o vice e o relator da CPI.

Randolfe Rodrigues, do partido Rede, deve ficar com a relatoria ou a presidência da comissão, como acontece tradicionalmente com o primeiro a subscrever o requerimento de instalação da CPI.

 O MDB, por ter a maior bancada do Senado, deve ficar com um dos cargos. Neste caso, poderia ser Renan Calheiros ou Eduardo Braga.

Em coletiva de imprensa, o senador Randolfe Rodrigues defendeu que é preciso primeiro convocar especialistas da área da ciência, como infectologistas e cientistas, para esclarecer pontos sobre a pandemia. Logo depois devem entrar para a lista autoridades políticas.

A CPI da Covid-19 tem 11 titulares e 7 suplentes.

O objetivo da comissão é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil, o agravamento da crise sanitária no Amazonas e irregularidades no uso dos recursos da União pelos estados, Distrito Federal e municípios.

Edição: Roberto Piza/ Sumaia Villela

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.