| 01 Otaviano Pivetta diz que escolas cívico-militares são ‘remédio eficaz’ para violência nas escolas.mp3 |
Foto da manchete: Mayke Toscano/Secom-MT
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O governador Otaviano Pivetta defendeu a ampliação do modelo cívico-militar nas escolas estaduais como forma de combater a violência no ambiente escolar.
Na opinião de Pivetta, o modelo cívico-militar é um “remédio eficaz” para combater a violência dentro de escolas estaduais.
A declaração foi feita ao comentar casos de desrespeito a professores, agressões e brigas entre alunos em algumas escolas.
Na ocasião, o governador afirmou que a maneira de coibir isso preventivamente é continuar transformando as escolas em cívico-militar para colocar disciplina, hierarquia e respeito, valores que infelizmente foram perdidos ao longo do tempo.
No modelo adotado pelo Estado, a proposta pedagógica segue sob responsabilidade de diretores e professores, enquanto militares da reserva atuam no apoio administrativo e na disciplina, incluindo organização do ambiente, controle de acesso e práticas cívicas.
Atualmente, Mato Grosso tem 630 escolas estaduais, sendo 223 no modelo cívico-militar, 30 militares e 377 no formato tradicional, segundo dados da Seduc, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina