| Operação no pantanal de Mato Grosso vai combater crimes ambientais e incêndios florestais.mp3 |
Vinícius Antônio
A Secretaria de Estado de Segurança Pública desencadeou, nesta segunda-feira, a Operação Integrada Transpantaneira I.
O objetivo é apoiar o enfrentamento qualificado aos crimes ambientais, em especial, incêndios florestais e queimadas irregulares, que é feito pelas unidades que compõem o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional na Operação Pantanal 1.
De acordo com o coordenador geral do Ciman e diretor adjunto operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Dércio Santos da Silva, proprietários rurais e a Secretaria Adjunta de Turismo denunciaram que há pessoas que tem ido a região pescar e fazem fogueira para acampamento ou que usam fumaça para extrair mel de abelhas, perdem o controle e o fogo se alastra pela região.
Por meio de barreiras volantes e ações de bloqueio, policiais militares do Batalhão Ambiental, Força Tática de Várzea Grande e do Grupo Especial de Fronteira vão atuar na região rural e faixa de fronteira ao longo da MT-060, Rodovia Transpantaneira, executando a fiscalização, o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo, para controle dos índices criminais, sobretudo coibir crimes ambientais na região rural.
A ação será dividida em três fases e deve seguir até setembro na rodovia MT-060, em Poconé.
Além da PM, do Gefron e Corpo de Bombeiros Militar, a operação também contará com integrantes das prefeituras municipais e demais parceiros dos órgãos de segurança que elaboraram o planejamento para o emprego integrado das forças de segurança.