ONG indigenista diz que 11 índios foram eleitos vereadores em todo Mato Grosso

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 
Segundo levantamento da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, 11 indígenas foram eleitos vereadores em todo Estado no pleito municipal do último domingo.   

 

São dois a mais do que os eleitos no pleito anterior, em 2016.

 

De acordo com o TSE, Tribunal Superior Eleitoral, em todo Brasil, 114 indígenas registraram candidatura enquanto vereadores. Um tentou se eleger como prefeito e dois como vice-prefeitos.

 

Os municípios mato-grossenses que vão ter índios em suas Câmaras Municipais são: Alto Boa Vista, Campinápolis, Santo Antônio de Leverger, Brasnorte, Gaúcha do Norte, Barra do Bugres, Rondolândia, Confresa e Luciara. Dos eleitos, quatro são xavantes.

 

De acordo com o presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso, Crisanto Xavante, de Campinápolis, esse número é apenas o começo.

 

Ele afirmou que os indígenas estão aprimorando seu conhecimento com relação às estruturas da política e o funcionamento da legislação de uma maneira geral.

 

“O fato de aumentar a presença de indígenas na casa legislativa já é importante pelo espaço conquistado pelas nossas lideranças” comemorou Crisanto.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.