OAB-MT mostra preocupação com o aumento do número de mortes violentas no Estado

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 
Mato Grosso está entre os estados que tiveram aumento no número de casos de feminicídio, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

 

Tomando como base 2019 e 2020, em março deste ano foram registradas dez mortes por feminicídio, enquanto no ano passado foram dois. Isso representa um salto de 400%.  

 

Representantes das comissões de Direitos Humanos, Mulher e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB Mato Grosso, estão preocupados com a alta nos índices de violência contra a mulher e também, de jovens negros.

 

Membro da Comissão de Direitos Humanos, a advogada Letícia Silva do Prado destaca que o Poder Público deve redobrar seus esforços na implementação de políticas públicas de segurança que possam coibir a violência racial e de gênero. Investindo principalmente, na educação em nível fundamental e médio.

 

Durante a pandemia foi registrado um aumento de casos de violência doméstica. Ela explica que embora eficaz como medida sanitária, a quarentena impôs às mulheres um tipo de convívio mais intenso e duradouro junto ao seu agressor.  

 

Ela chama a atenção sobre outros dados preocupantes apresentados pelo Anuário.

 

"São preocupantes as estatísticas de mortes de pessoas negras no país. O Anuário aponta que 75% de mortos pela polícia eram jovens negros da periferia de até 29 anos. E também cresceu o número de policiais civis e militares negros que foram mortos em confronto. Foi um crescimento de quase 20%. Um salto de 92 para 110 vítimas", explica a advogada.

 

Quanto aos meios empregados, a representante da OAB de Mato Grosso alerta para a necessidade de maior controle de armas no país, já que 72,5% das mortes violentas foram causadas por armas de fogo.

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.