04 O município mato-grossense de Cáceres vai sediar a 1ª edição da COP Pantanal.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
Em meio às crescentes urgências climáticas, o Pantanal mato-grossense vai receber a primeira edição da COP Pantanal – Saberes e Ações pelo Clima, uma iniciativa inédita que busca colocar o bioma como protagonista no debate nacional e internacional sobre mudanças climáticas.
Organizado pela Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, e pelo IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, o encontro será realizado, em Cáceres, de 10 a 12 de novembro.
O evento nasce com o propósito de promover uma plataforma de diálogo plural para comunidades tradicionais, o setor público e privado, movimentos sociais e escolas.
A escolha do momento da COP Pantanal não é casual. Ela está alinhada ao calendário da COP 30, que vai acontecer em Belém, no Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro.
A COP 30 representa o momento em que o mundo vai revisar compromissos, discutir financiamento climático, adaptação e mitigação.
Ao promover a COP Pantanal juntamente com o encontro global, Mato Grosso busca consolidar uma voz direta do bioma no debate internacional.
Durante três dias, haverá palestras, oficinas, painéis de debate, audiência pública e a construção coletiva da Carta do Pantanal, documento que reunirá compromissos, demandas e propostas regionais para dialogar diretamente com as agendas climáticas nacionais e internacionais.
As inscrições ficam abertas até o dia 10 de novembro, no link meuevento.unemat.br/coppantanal.