Nuvem de gafanhotos ataca propriedade rural no município de Poxoréu e causa prejuízos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto:Assessoria/Empaer

Por: Jurandir Antônio Voz: Enéas Jacobina

Técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, auxiliaram, esta semana, um produtor de Poxoréu no controle de uma infestação de gafanhotos que vem causando transtorno na região.

A nuvem já devastou o pomar e avançava para o milharal e propriedades vizinhas.

Os técnicos da Empaer Fernando Thiago Alves e Lázaro Franco, junto com o secretário José Nilton Pereira dos Santos, foram até a propriedade do agricultor Almiro Franco, 83 anos, na terça-feira.

Foi confirmada a intensidade dos ataques dos insetos que consumiram toda a vegetação do local.

A propriedade está localizada no Distrito de Alto Coité, a 10 quilômetros de Poxoréu e 30 quilômetros de Primavera do Leste.

Há cinco dias, o produtor percebeu a praga em seu pomar e que avançava para a lavoura de milho.

O técnico Fernando Thiago explica que foram recomendadas para o produtor duas opções: o controle químico ou os inseticidas biológicos.

Segundo Fernando, a equipe está empenhada em ajudar o produtor na melhor maneira para controlar a praga.

 “Já percebemos que os insetos estão seguindo para as propriedades vizinhas e a incidência será maior assim que perceberem o fim da vegetação e buscando mais alimento”, alertou o técnico da Empaer.

O secretário Municipal de Desenvolvimento, Agricultura e Meio Ambiente, José Nilton Pereira dos Santos, disse que é a primeira vez que a cidade registrou uma infestação de gafanhotos.

O produtor conta que ficou desesperado e sem saber o que fazer.

 “Eles já comeram toda folhagem das mangueiras, goiabeiras e dos cajueiros. É desolador ver 15 anos de trabalho e dedicação desaparecer em horas. Agora começaram na lavoura do milho. Aqui, é a primeira vez que isso acontece”, lamenta o agricultor.