| Número de infrações de trânsito em MT tem redução de 45% em 2020.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Em 2020, foram registrados 554 mil 505 autos de infração de trânsito em Mato Grosso.
O número apresenta uma redução de 45% se comparada ao ano de 2019, quando foram contabilizadas um milhão e dezessete mil e duzentas e quarenta e três infrações.
As duas maiores cidades do Estado, Cuiabá e Várzea Grande, também apresentaram redução significativa na quantidade de registro de infração de trânsito.
Em Cuiabá, houve uma queda de 50%.
Em Várzea Grande, os motoristas também cometeram menos infrações de trânsito em 2020. Foram 63% de registros de infrações de trânsito a menos em relação ao ano de 2019.
Transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, em até 20%, continua sendo a infração mais cometida por motoristas tanto na capital quanto no interior do Estado. Foram 337 mil 178 registros.
Essa é uma infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro com penalidade de multa no valor de 130 reais e 16 centavos.
Outras infrações praticadas pelos condutores de forma recorrente em todo Estado são transitar com veículo em velocidade superior à máxima permitida para o local, entre 20% e 50%, avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico, o condutor não usar o cinto segurança e deixar de manter acesa a luz baixa do veículo nas rodovias durante o dia.