| 06 Nova subvariante da covid-19 é identificada em MT. Quatro mulheres foram internadas. Uma morreu.mp3 |
Foto da manchete: Thiago Gadelha/SVM
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio
Uma nova subvariante da covid-19 foi identificada pela primeira vez em Mato Grosso, a JN 2.5, que é uma variação da Ômicron.
O primeiro registro no estado foi analisado pelo Lacen, Laboratório Central da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso.
Quatro mulheres tiveram o exame positivo para a nova cepa da covid-19 e foram hospitalizadas.
As amostras positivas para covid-19 foram coletadas em Cuiabá e Várzea Grande.
Dessas, três pacientes já receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da Vigilância Municipal.
A quarta paciente tinha uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e morreu, porém, não foi possível afirmar que a causa da morte tenha sido a covid-19.
A equipe de Vigilância da Secretaria de Estado de Saúde investiga o caso.
Segundo o Lacen, esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes, ressalta que não é necessário criar pânico, mas é importante que a população esteja em alerta aos sintomas gripais.
Segundo o Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, o número de casos de Covid-19 aumentou 70% na semana epidemiológica 2, de sete a 13 de janeiro.
Durante o período, foram registrados 34 mil e 50 novos casos da doença, enquanto na semana anterior foram notificados quase 20 mil casos positivos.
De acordo com o Conass, durante o período foram notificadas 260 mortes por causa da doença.