| 07 Nova Nazaré, Acorizal e Barão de Melgaço são as cidades mais pobres de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por: Jurandir Antônio – Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
Nova Nazaré, Acorizal e Barão de Melgaço são os três municípios mato-grossenses que registaram os maiores percentuais de população vulnerável à fome, com índices de 51,36%, 51,30% e 49,63%, respectivamente.
Os dados fazem parte do módulo Assistência Social do Radar de Controle Público do TCE, Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, lançado na última semana pela Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social.
O painel foi apresentado na IV Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único De Assistência Social, que reuniu, em Cuiabá, profissionais dos 141 municípios do estado.
Assim, além de temas voltados à gestão do trabalho e vigilância socioassistencial, eles também conheceram a plataforma, que traz, entre outros, dados referentes à situação de pobreza e à demanda por proteção social em Mato Grosso.
À frente do trabalho, o conselheiro Guilherme Maluf destacou que a novidade garante transparência às ações do poder público, já que tanto o TCE quanto a população poderão acompanhar a situação atual das diversas políticas sociais executadas no estado.
“Apesar de Mato Grosso ser um estado rico, ele apresenta milhares de pessoas nestas condições”, lamentou Maluf.