Nomes preferidos pelos mato-grossenses para batizar os filhos este ano foram “Miguel” e “Helena”

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Em 2023, os nomes mais registrados nos cartórios brasileiros foram curtos, bíblicos ou originais.

Isso é o que apontou um levantamento feito pela Arpen-Brasil, Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Os nomes preferidos pelos brasileiros no decorrer deste ano foram Miguel, com 25 mil 140 registros, e Helena, com 23 mil e 47.

No entanto, nomes como Gael, Davi, Ravi, Noah, Isaac, Aurora, Ísis, Maya, Liz, Maitê e Eloá já figuram na lista dos 30 mais escolhidos pelos pais ao longo deste ano.

Miguel repetiu a liderança do ranking do ano passado. Já Helena, que no ano passado havia perdido o posto para Maria Alice, recuperou a liderança em 2023.

Já em Mato Grosso, os nomes mais registrados nos cartórios em 2023 foram Miguel, com 607 registros e Helena, com 596 registros, um padrão que vem se repetindo no estado há três anos.  

Uma novidade no Top 10 dos nomes de bebês mato-grossenses este ano foi a saída do composto “João Miguel” e a entrada do nome “Cecília”, com 450 registros, segundo lugar no índice de nomes femininos mais escolhidos em Mato Grosso. Já o segundo nome masculino mais registrado no estado foi Heitor, com 445.