Mutirão oferece exame gratuito de fundo de olho para diabéticos no UNIVAG

Foto da manchete: Assessoria Univag

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio 

 

Prevenir a cegueira é possível e começa com o diagnóstico.

Essa é a proposta do Mutirão do Diabetes que acontece neste sábado,29 de novembro, às oito horas da manhã, na Clínica Integrada do UNIVAG.

Será oferecido exame de fundo de olho, capaz de identificar a retinopatia diabética, complicação que pode levar à perda da visão e até à cegueira definitiva se não tratada.

A ação é organizada pela Associação Mato-grossense de Oftalmologia em parceria com o Univag, Centro Universitário de Várzea Grande.

O Mutirão Do Diabetes integra as atividades do Novembro Azul, mês que também chama atenção para o combate ao diabetes.

Pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes aponta que o diabetes acomete cerca de 7% da população brasileira, o que representa aproximadamente 14 milhões de pessoas. Alarmante é o fato de que 46% dos portadores não sabem que têm a doença.

Entre os diagnosticados, 35% desenvolvem retinopatia diabética.

Segundo a Associação, na região de Cuiabá e Várzea Grande, estima-se que existam 65 mil diabéticos, dos quais 23 mil já apresentam sinais da retinopatia diabética.

Esses números evidenciam a urgência de ampliar o acesso ao exame de fundo de olho, que possibilita prevenção, detecção e tratamento da patologia.

Segundo o professor do curso de Medicina do UNIVAG e coordenador do evento, o oftalmologista Rodrigo Sanches, a iniciativa reforça a necessidade de diagnóstico precoce da retinopatia diabética, considerada a principal causa de cegueira na população economicamente ativa no Brasil e no mundo.

Além de beneficiar pacientes, o mutirão também tem papel pedagógico, já que estudantes de Medicina vão participar da atividade, ampliando sua experiência prática junto à comunidade.

Para mais informações sobre o mutirão é só acessar o site univag.com.br ou ligar (65) 3388-5700.