"Mutirão DPVAT" em Cuiabá agiliza pagamento de seguro a vítimas de acidentes de trânsito

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação TJMT

Por: Jurandir Antônio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso lançou, no início desta semana, o "Mutirão DPVAT".

O objetivo do evento é agilizar o julgamento de processos que envolvem pedidos de indenização pelo Seguro Obrigatório de Danos Pessoais por Veículos Automotores de Via Terrestre, o DPVAT.

A meta é reduzir o estoque das ações que tramitam no primeiro grau, diminuindo a taxa de congestionamento e melhorando o índice de atendimento da demanda, indicadores de performance da justiça brasileira.

Segundo o corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira, explicou que a iniciativa busca agilizar os casos que envolvem esse tipo de seguro, garantindo que as vítimas de acidentes de trânsito recebam as indenizações devidas.

O magistrado disse ainda que a realização do mutirão demonstra o compromisso do Poder Judiciário em assegurar que os processos envolvendo o Seguro DPVAT sejam analisados com celeridade, possibilitando uma resposta mais rápida às vítimas e seus familiares que buscam a devida reparação pelos danos sofridos em acidentes de trânsito.

 Até esta sexta-feira, quatro de agosto, cerca de 300 processos que tramitam em nove varas da Comarca de Cuiabá serão analisados pelas equipes parceiras do mutirão.

O DPVAT é um seguro obrigatório que garante indenização por danos pessoais a todas as vítimas de acidentes causados por veículos automotores.

Não é necessário acionar a Justiça para requerer seu pagamento, mas, se as partes não chegarem a um consenso sobre o valor a ser pago, a vítima pode ingressar com ação judicial e questionar o valor oferecido.