Mutirão de Limpeza tira toneladas de lixo do rio Teles Pires em Alta Floresta.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O senador Carlos Fávaro, do PSD de Mato Grosso, participou no último fim de semana da 10ª edição do Mutirão de Limpeza do Rio Teles Pires.
Dividida em três etapas, a iniciativa removeu, apenas neste ano, 80 toneladas de lixo em cerca de 200 quilômetros do rio, passando por três municípios, Alta Floresta, Carlinda e Paranaíta.
Para o senador, o evento, um dos maiores em termos de preservação do meio ambiente, precisa ser incentivado e copiado em todos os lugares.
“A cidade de Alta Floresta, por meio do poder público e de sua população, dá um grande exemplo da importância da conservação. Isso é uma iniciativa que pode ser realizada em outras localidades”, destacou Fávaro.
Na região, o evento é bastante conhecido e, inclusive, faz parte do calendário oficial de Alta Floresta. Atual presidente da Câmara Municipal e um dos idealizadores do evento, Oslen Dias dos Santos, lamentou que ao longo dos 10 anos do projeto, a quantidade de lixo retirado do rio só aumenta.
“Não vamos desistir até que a gente consiga realmente deixar esse Teles Pires limpo para os nossos netos, nossos filhos, nossos amigos, para todos nós”.
Já o prefeito, Valdemar Gamba, lembrou que um rio limpo tem o potencial de atrair as pessoas de outros lugares, trazendo recursos importante para a cidade.
“Com esse recolhimento a gente conscientiza a população para não jogar lixo, é uma maneira de mostrar que manter o rio limpo, a cidade limpa, é muito importante para atrair os turistas para a nossa região”.
De acordo com os organizadores do evento, o lixo recolhido do rio, que lotou 10 caminhões, será encaminhado para a reciclagem.