Municípios de Mato Grosso oferecem exames de prevenção contra o câncer de mama

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

  

Municípios de Mato Grosso estão oferecendo exames de prevenção contra o câncer de mama gratuitamente.

As atividades vão acontecer ao longo do mês de outubro, período conhecido pelas ações de conscientização e tratamento da doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo.

Na próxima semana, a partir do dia 16 de outubro, o município de Tangará da Serra leva ações de prevenção ao câncer de mama para a zona rural, visitando o Assentamento Antônio Conselheiro, a Gleba Triângulo, e o Distrito de São Jorge.

Já em Sinop, a prefeitura está oferecendo palestras sobre o câncer de mama e atendimentos nas UBSs, Unidades Básicas de Saúde. Além disso, acontece a coleta de preventivo, exame clínico de mamas, solicitação mamografia, teste rápido e vacinas nas unidades.

Em Sorriso, as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas foram transformadas em ambientes de orientação e prevenção contra o câncer, além da realização de coleta de preventivo, que é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero; exame clínico das mamas, e solicitação de mamografias para mulheres dentro da faixa etária de 50 anos acima.

Na cidade de Barra do Garças todas Unidades Básicas de Saúde do município já estão realizando a coleta de exames de Papanicolau e agendamento de mamografia.

De acordo com a secretaria de Saúde, estão sendo oferecidas palestras com ginecologista e mastologista sobre a importância do autocuidado.

E em Rondonópolis, todas as unidades de saúde do município intensificaram os atendimentos com as mulheres com a realização de exames preventivos, exames clínicos de mamas, palestras, distribuição de materiais educativos, atividades em salas de espera e testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B.

As ações educativas e preventivas estão sendo realizadas também em escolas e empresas do município.