| MT vai investir R$ 43 milhões em prevenção e combate a incêndios florestais no estado.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Mato Grosso vai investir 43 milhões e 300 mil reais no combate aos incêndios florestais em 2021.
Entre as medidas que vão ser implementadas com o recurso está a aquisição de um helicóptero no valor de 21 milhões de reais.
A nova aeronave vai auxiliar o Estado a prevenir incêndios florestais e queimadas irregulares com rapidez, reduzindo a área atingida, e fortalecer a resposta das forças de segurança pública ao fogo.
Dos 43 milhões de reais de combate e prevenção ao fogo, cerca de 34 milhões de reais são do Mais Mato Grosso. Também há o aporte de três milhões e 600 mil reais da Defesa Civil, mais de dois milhões de reais são de parcerias externas e Convênios, e um milhão e 400 mil do orçamento da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Corpo de Bombeiros Militar.
O Estado também vai investir dois milhões e 800 mil reais para a contratação de 100 brigadistas civis temporários estaduais, para atuarem prioritariamente, junto aos servidores, para a preservação das Unidades de Conservação estaduais e federais.
No total, o plano de ação prevê 73 milhões de reais em investimentos, que também contemplam, além do combate e prevenção aos incêndios, ações contra o desmatamento ilegal em Mato Grosso como fiscalização, monitoramento, e responsabilização de infratores ambientais. O valor representa o maior investimento da história na área, e mais que o dobro do valor investido no ano passado, que foi de 32 milhões de reais.