MT tem dois municípios com presença de agrotóxicos na água utilizada para o consumo

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Dois municípios de Mato Grosso estão entre as 28 cidades com alerta máximo pela presença de agrotóxicos na água que é utilizada para o consumo da população.

De acordo com o Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano, os dois municípios são Matupá e Marcelândia.

O consumo de água com altas concentrações de agrotóxicos, segundo especialistas, aumenta os riscos para algumas doenças consideradas crônicas, como câncer e distúrbios hormonais.

O relatório traz dados de 2022, e não tem uma análise de todos os municípios de Mato Grosso. Isso significa que agrotóxicos podem estar presentes na água de outras cidades do estado.

De acordo com o levantamento, no ano passado foram realizados 306 mil testes consistentes em duas mil 445 cidades para identificar agrotóxicos na água.

O número poderia ser maior, já que grande parte dos testes realizados no país para essas substâncias apresentavam erros e foram classificados como inconsistentes pelo Ministério da Saúde.

Em relatório de amostras realizadas entre 2018 e 2020, o “Mapa da Água” já tinha apontado cidades de Mato Grosso com níveis acima do limite de segurança permitido para a saúde.

Na época, o Mapa apontou cidades como Cuiabá, Tangará da Serra, Cáceres, Sorriso e Primavera do Leste na lista, entre 17 no estado com água contaminada.