MT fica fora da lista dos estados que vão receber vacina contra a dengue

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio

 

Mato Grosso ficou de fora da lista dos estados que vão receber doses da vacina contra a dengue.

Segundo o Ministério da Saúde a imunização será feita em áreas endêmicas a partir de fevereiro, excluindo Mato Grosso e outros 10 estados que não atenderam aos critérios do Governo Federal.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, em janeiro deste ano, 671 casos foram notificados em Mato Grosso, sendo 549 classificados como prováveis e 254 confirmados da doença.

Além da dengue, foram confirmados sete casos de chikungunya, outra doença epidêmica que é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue.

Ao todo, foram incluídas na campanha 521 cidades em 16 estados para a vacinação que começa no mês que vem.

As regiões prioritárias foram selecionadas com base em três critérios: municípios com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão de dengue em 2023 e 2024, e predominância do tipo 2 da dengue.

Dezesseis estados e o Distrito Federal têm municípios que preenchem esses requisitos, com a vacinação programada para iniciar em 2024, focando em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O esquema vacinal consistirá em duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Os estados com maior quantidade de cidades selecionadas são: Goiás, com 134 municípios, seguido pela Bahia, 115 cidades e em Mato Grosso do Sul a vacinação contra a dengue vai acontecer em 79 municípios.